Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais: Telefone

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais encaminhará a sua manifestação ao órgão ou entidade responsável e retornará o contato o mais rápido possível

Escrito por -

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais é um canal aberto, que visa atender aos cidadãos com ética, respeito e excelência. O canal foi criado para estreitar o contato entre a população e o governo e ser o meio de comunicação utilizado para o atendimento de questionamentos, dúvidas, críticas e sugestões.

É morador do Estado de Minas Gerais e tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação a fazer referente aos serviços públicos mineiros? Não sabe como entrar em contato com o Governo? Então veja qual o procedimento para se comunicar com a Ouvidoria do Estado e ter suas solicitações atendidas.

Ouvidoria Geral do Estado MG

Instituído através da Lei 15.298, a Ouvidoria Geral possui uma Comissão de Ética que visa orientar e aconselhar o agente público em relação á sua conduta, divulgar as normas éticas e prevenir sua falta, dentre outras atividades.

Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais
Não deixe de registrar a sua denúncia junto a ouvidoria (Foto: Ouvidoria Geral do Estado MG)

A Ouvidoria Geral do Estado é formada por outras seis ouvidorias especializadas:

– Ambiental

– Educacional

– Fazenda

– Patrimônio e Licitações Públicas

– Polícia

– Saúde

– Sistema Penitenciário

Sua existência é de extrema importância para que o cidadão se sinta ouvido e amparado pelo Governo de seu Estado no que se refere à prestação de serviços públicos.

Leia também: Ouvidoria do Banco Pan: Telefone 0800

Site da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais

Através do site da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais, a população pode ter uma participação mais efetiva na administração pública. O cidadão que desejar entrar em contato com este órgão fiscalizador precisa acessar a página da ouvidoria e clicar no link desejado correspondente a sua solicitação. As respostas são dadas de maneira imparcial, ágil e transparente e a ouvidoria se encarrega de indicar a ocorrência e acompanhar sua resolução.

O contato pode ser feito de maneira anônima, não sendo obrigatório o uso do nome do solicitante. No entanto, é preciso que um e-mail de contato seja informado para que aconteça o retorno à solicitação.

Site da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais
(Imagem: YouTube)

Veja mais: Ouvidoria Sabesp: telefone, e-mail

Disque Ouvidoria MG: Telefone

Além do site a Ouvidoria Geral também possui o Disque Ouvidoria, que através do número 162 pode ser utilizado por aqueles que preferem o contato telefônico.

Assim como no contato realizado através do site, o Disque Ouvidoria fornece um número de protocolo que pode ser consultado pelo cidadão através da página da Ouvidoria Geral para que o mesmo possa acompanhar o atendimento de sua solicitação.

Ao órgão/ entidade que recebe a manifestação é dado um prazo de 10 dias prorrogáveis por até 30 para que o atendimento à solicitação aconteça e seja fornecida a resposta diretamente para o solicitante, através do meio de contato informado por ele.

Endereço da Ouvidoria 

As solicitações também podem ser realizadas pessoalmente, por ofício ou carta no endereço físico da Ouvidoria Geral do Estado, que fica no 12º andar do Prédio Gerais, localizado na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves – Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001, bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG, CEP:31630-901. Neste endereço o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nos demais, o serviço é oferecido 24 h por dia.

Tem alguma sugestão, reclamação, dúvida ou gostaria de entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais? Acesse o site oficial para mais informações.

Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais: Telefone
Avalie essa matéria!