Ouvidoria Anatel: telefone para contato

Antes de fazer a sua reclamação junto a Ouvidoria Anatel, procure a prestadora de serviços contratada para tentar uma solução

Escrito por -

Esta agência regula as ações de todas as prestadoras de serviços em telecomunicações. Realiza ainda o contato com o consumidor desses serviços, visando melhorias e o cumprimento das medidas estabelecidas. Veja abaixo como entrar em contato com a Ouvidoria Anatel, registrando suas reclamações, sugestões, retirando dúvidas e outros.

Escolha o canal de atendimento que preferir, e entre em contato se não houver um acordo ou solução para o problema diretamente com a empresa de telecomunicações que você contratou.

Ouvidoria Anatel – Telefone para contato, e-mail

A Agência Nacional de Telecomunicações é uma autarquia brasileira, criada em 1997 para permitir que os serviços de telecomunicações deixassem de ser oferecidos com exclusividade pelo governo e passassem a ser oferecidos por instituições privadas.

ouvidoria anatel
Tenha em mãos, o protocolo de atendimento da empresa ao procurar a Anatel (Foto: Portal Jundiaí Notícias)

A medida revolucionou o acesso e a oferta de serviços do tipo, permitindo a disputa de diversas empresas pelo mercado em expansão, tornando-se a Anatel a reguladora de todos os serviços oferecidos. Sendo uma autarquia, todas as suas ações são independentes, não sofrendo nenhum tipo de intervenção por outros órgãos públicos, onde somente a justiça pode contestar suas ordens.

Com o passar dos anos e o desenvolvimento tecnológico, a entidade passou a realizar consultas públicas de suas ações, verificando diretamente com os consumidores dos serviços se algumas das mudanças sugeridas serão bem aceitas ou farão a diferença. Além disso, existem diversos outros canais de atendimento, facilitando o acesso do consumidor e viabilizando a comunicação da agência com o mesmo e as empresas.

Veja então como acessar esses canais, para registrar as mais diversas situações.

Leia mais: Ouvidoria EDP Escelsa – Telefone 0800, e-mail

Como reclamar na ouvidoria da Anatel

O canal de Ouvidoria é fácil de ser acessado, contendo as informações acerca:

  • Das diretrizes do órgão;
  • Dos relatórios de críticas e outras reclamações já recebidas, que pode ser consultado livremente;
  • Do sistema completo da ouvidoria, com o canal de atendimento.
ouvidoria da anatel
(Foto: Tecnodia)

Para registrar uma reclamação, é necessário acessar o Sistema de Ouvidoria da Anatel, realizar seu cadastro, tornando-se possível realizar os seguintes procedimentos:

  • Denúncia: depois de fazer o login, registre sua denúncia, inserindo as informações solicitadas;
  • Pedido de informação: faça o login e solicite as informações;
  • Sugestões sobre serviços de telecomunicações: faça o login e crie as sugestões;
  • Críticas/Sugestões sobre a atuação da Anatel: faça o login e realize as críticas;
  • Funcionalidades não listadas: registrar outras situações.

Depois de realizar um dos registros acima, basta aguardar o retorno da empresa, que virá através dos contatos cadastrados.

Saiba também: Telefone da Ouvidoria Consórcio Renault

Contatos da Ouvidoria Anatel

Existem ainda as opções de enviar um e-mail ou entrar em contato diretamente com a Anatel por telefone, falando com um dos funcionários do atendimento.

Por e-mail, basta encaminhar sua mensagem detalhada, com suas informações e as do problema/reclamação/sugestão para o seguinte endereço: ouvidoria@anatel.gov.br

Por telefone o registro pode ser feito através do número:  (61) 2312-2081. Agora é só aguardar o contato da Ouvidoria Anatel!

Rate this post