Ouvidoria ANS: Contato para reclamação

Confira as principais atribuições da Ouvidoria ANS para entrar em contato o quanto antes e corrigir qualquer problema da agência

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A Ouvidoria ANS permite aprimorar os serviços prestados à comunidade, assim como a qualidade e a efetividade do serviço.

A ANS, sigla para Agência Nacional de Saúde Suplementar, atua como regularizadora, normalizadora, controladora e fiscalizadora da assistência privada de saúde.

A agência funciona a fim de auxiliar no desenvolvimento das atividades relacionadas com a saúde dentro do Brasil, defendendo o interesse público.

Algumas de suas atividades são a observação do cumprimento de todas as medidas por parte das operadoras para com os médicos, hospitais e laboratórios e também para com o consumidor final, a supervisão das operadoras de planos de saúde e suas adequações com a lei e a regulação dos valores de mensalidade cobrados pelos planos.

A agência conta com um sistema de ouvidoria para receber feedback da atuação e dos serviços prestados pela Agência Reguladora de planos de saúde do Brasil.

Como fazer uma reclamação

Uma reclamação pode ser feita através do site, na área do solicitante. Nesta área será necessário apresentar login e senha.

Caso o usuário ainda não possua estes dados pode se cadastrar, havendo um link disponível para tal na mesma página.

ouvidoria ans
A Ouvidoria ANS não substitui o serviço da Central de Atendimento. (Foto: Próximos Concursos)

Também é possível fazer contato por telefone, conforme melhor detalhado abaixo.

Antes de fazer uma reclamação a ANS pede que o usuário entre primeiramente em contato com o plano de saúde e requeira um número de protocolo. Tendo este número de protocolo a ANS pode melhor se inteirar do assunto.

Disque ANS: telefone de contato

A ANS pode ser contata gratuitamente através do número 0800 7019656. Antes de telefonar para o Disque ANS o usuário ainda pode acessar o site da ANS, no mesmo há diversos tópicos contendo dúvidas já relatadas por usuários e questões mais frequentes, as mesmas são divididas por necessidade e informam em forma de artigo quais podem ser as medidas cabíveis.

Esta pode ser uma boa saída para aqueles usuários que possuem dúvidas secundárias e não demandam urgência na resolução do caso.

Caso não seja suficiente para suprir as necessidades os demais canais de comunicação da empresa estão disponíveis para atender o usuário.

Ouvidoria ANS

Há um site específico para a ouvidoria ANS. É denominado pela própria agência como um espaço criado para que reclamações, consultas, elogios, sugestões e denúncias sejam efetuados e fiquem registrados.

Como fazer uma reclamação
(Foto: Acelerato)

O espaço online existe para que o usuário tenha uma forma de chegar até a agência e ser ouvido, resguarda os direitos do mesmo e permite maior credibilidade do sistema, uma vez que oferece abertura para que malfeitorias sejam detectadas.

A agência defende que com a ouvidoria o usuário se beneficia tanto por possuir um canal de comunicação, quanto por conseguir aproveitar das melhorias que são feitas a partir das reclamações ou sugestões recebidas.

Há apenas uma ressalva, pedem que antes de contatar a ouvidoria verifiquem se a mesma de fato é o canal de comunicação adequado para o que precisa ser relatado.

Segundo eles, a ouvidoria não é o canal adequado para aqueles que desejam reclamar sobre as operadoras de seus planos de saúde, neste caso é recomendado que os mesmos sejam diretamente contatados.

Antes de relatar qualquer problema na Ouvidoria da ANS e levar alguma denúncia adiante também pedem que o problema seja primeiramente lidado com o plano de saúde. Não havendo pronta resolução a ouvidoria deve ser buscada. 

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