INSS Ouvidoria: Como fazer uma denúncia anônima

Quer fazer uma denúncia anônima no sistema INSS Ouvidoria? O Instituto Nacional do Seguro Social é uma entidade pública responsável pelos pagamentos de aposentadorias e demais benefícios concedidos a trabalhadores brasileiros que tenham contribuído com a Previdência Social ao longo de sua vida como trabalhadores, exceto os funcionários públicos.

Essa contribuição é vantajosa para garantir o recebimento do benefício após a aposentadoria ou como auxílio-doença em caso de afastamento do trabalho por motivos de saúde.

Entretanto, não são raros os casos de irregularidades encontradas em beneficiários e pensionistas do INSS. Por isso, o órgão criou uma ouvidoria em que é possível fazer uma denúncia caso você tenha a informação de algum recebimento que esteja ocorrendo indevidamente.

INSS – Ouvidoria Geral da Previdência Social

A Ouvidoria Geral da Previdência Social foi criada com o objetivo de estreitar os laços da comunidade com o órgão público, permitindo que a sociedade possa se comunicar com o governo e desta maneira trazer a melhoria dos serviços previdenciários no país.

Podem ser enviadas dúvidas, elogios, sugestões, expor problemas, reclamações, denúncias e qualquer tipo de manifestação que lhe seja conveniente e que esteja a cargo do INSS.

inss ouvidoria
O canal INSS Ouvidoria foi criado em agosto de 1998 (Foto: Tabela INSS 2017)

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Como fazer uma denúncia anônima para o INSS

Qualquer manifestação ou denúncia pode ser realizada através do canal da ouvidoria criado especialmente para estes casos. No site do INSS procure pelo campo “Contato e Ouvidoria” e em seguida na página que será aberta busque “Cadastrar Manifestação”. Escolha o assunto referente a sua manifestação e então preencha os dados que serão solicitados na tela.

As denúncias recebidas pela Previdência Social são importantes para identificar fraudes e evitar gastos desnecessários aos cofres públicos que conseqüentemente prejudicam seus segurados.

Todos os anos, esquemas são descobertos e impedidos por forças-tarefa que são realizadas principalmente após denúncias recebidas pela ouvidoria do INSS e que poderiam causar prejuízos de milhões de reais ao INSS.

Consulta 

Caso você já tenha realizado alguma manifestação no canal da ouvidoria da Previdência Social, também é possível acompanhar o andamento da mesma. Na mesma página em que é realizado o cadastro da manifestação, também é possível consultar uma solicitação anterior. Para isso, é preciso ter em mãos o código da manifestação, que é gerado no momento do cadastro.

fale com a ouvidoria inss
(Foto: Contec)

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Telefone INSS Ouvidoria

Este acompanhamento e também a denúncia anônima podem ser feitos através do telefone, caso o cidadão prefira. O telefone da Central 135 está apto para atender, encaminhar e dar andamento a todas as solicitações realizadas.

A Central realiza o atendimento de segunda a sábado das 07:00 ás 22:00 h. Outras formas de contato seriam o envio de correspondência ou pessoalmente na Ouvidoria-Geral da Previdência Social, Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, 1º andar.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08:00 ás 18:00.

Este contato é específico para estas finalidades, de reclamações, denúncias e sugestões. Para esclarecer dúvidas referentes aos benefícios ou serviços da Previdência Social, consulte o site e faça a busca referente a sai dúvida ou ligue para o telefone 135.

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