Ouvidoria OAB SP: Contato

A OAB São Paulo oferece aos advogados e a comunidade em geral vários canais de atendimento, mas hoje o assunto é o setor da ouvidoria para reclamações e denúncias

Escrito por -

Segundo informações apuradas do próprio site da Ouvidoria da OAB SP, a Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, conhecida como OAB SP, é o instituto que faz a representação, defesa, seleção e disciplina dos advogados. A sessão paulista é a maior do Brasil, possuindo números próximos de 350 mil advogados, 15 mil sociedades inscritas, 100 comissões atuantes e 800 postos de atendimento espalhados pelo estado.

Uma das suas principais funções é punir os profissionais, quando denunciados, que tenham falta de ética perante o caso ou cliente que esteja atendendo e representando.

Com essas informações importantes, você deve estar pensando como denunciar um advogado na OAB SP. Daremos as devidas noções necessárias para isso durante esse artigo.

Também está disponível a ouvidoria para os advogados ou estagiários que fazem parte da entidade. Eles pode fazer suas próprias reclamações sobre a sessão.

Como reclamar de um advogado

Antes de indicar como os advogados podem fazer críticas a entidade, vamos explicar a maneira de executar uma denuncia contra o profissional.

ouvidoria oab
No site você pode acompanhar sua manifestação (Foto: Folha Política)

Leia mais: Ouvidoria da Faculdade Pitágoras: Atendimento

Quando precisamos contratar um advogado, seja ele particular ou um defensor público, para nos representar diante de algum problema judicial que apareça, uma das primeiras ações que fazemos é criar uma total confiança perante suas atitudes. Infelizmente, é possível que, quando esse mesmo advogado esteja defendendo seu caso, você comece a se sentir lesado com o profissional, com ele fazendo ações de má fé e atitudes antiéticas perante seu problema. Nesses casos, quando a ocorrência acontece no Estado de SP, precisamos fazer uma reclamação contra o advogado da OAB SP. Porém, como, de fato, executar esse procedimento?

Para denunciar um advogado da OAB SP, é necessário ter as provas necessárias de que o profissional contratado cometeu algum ato ilícito e fazer uma reclamação formal, não podendo ser anônima. Caso isso não seja comprovado, ele pode te denunciar por calúnia. Porém, caso for julgado e, de fato, o advogado OAB SP cometer alguma atitude antiprofissional, ele perderá o direito de exercer a profissional, além de você poder exigir perdas e danos.

site da oab sp
(Foto: Projeto Exame de Ordem)

Saiba ainda: Ouvidoria Cetelem – Telefone 0800

Diferente de uma reclamação feita pelo advogado que faz parte da entidade, uma pessoa que deseja denunciar um advogado da OAB deverá irá até a sede dela em São Paulo ou ir até defensoria pública, que também será eficiente contra sua denúncia.

Contato da Ouvidoria da OAB SP

Algumas informações gerais para os advogados e estagiários da entidade fazerem suas sugestões e reclamações para a ouvidoria da OAB SP:

  • Endereço: Praça da Sé, 385 – Centro – São Paulo – SP.
  • Telefone: (11) 2155 – 3737 | 3291 – 8100
  • E-mail da OAB SP:  [email protected]
  • Reclamação pelo site: Site da OAB SP

O endereço e telefone também podem ser utilizados pelos usuários comuns, que contrataram um advogado e desejam fazer uma denúncia por se sentirem lesados ou enganados. Lembrando que é necessário indicar as provas e uma declaração oficial.

Recomendados procurar outro advogado para fazer essa denúncia e ligar para a Ouvidoria OAB SP para melhores informações.

Ouvidoria OAB SP: Contato
Avalie essa matéria!