Ouvidoria Bolsa Família – Telefone 0800 para reclamações e denúncias

A Ouvidoria Social recebe denúncias e reclamações sobre os programas e ações do Ministério do Desenvolvimento Social, como do Programa Bolsa Família

Escrito por -

Registre sua manifestação na Ouvidoria Bolsa Família ainda hoje!

O Bolsa Família é um dos principais programas de assistência social financiados pelo governo. Atendendo dezenas de milhões de famílias em todas as áreas do Brasil, especialmente no Nordeste e Norte do país, tem sido uma importante medida econômica para auxiliar pessoas em situações de pobreza e aumentar a movimentação da economia nessas regiões.

Entretanto, muitos usuários do Bolsa Família e até pessoas interessadas não conhecem quais são os meios de contato de ouvidoria, atendimento e nem como tirar dúvidas em relação ao programa, o que pode tornar todo o processo muito mais confuso e burocrático.

Visando resolver essas dúvidas, confira neste texto os principais meios de contato para o Bolsa Família e como utilizar cada um deles.

Ouvidoria Bolsa Família: Ouvidoria Social

O primeiro e mais importante canal de contato para o Bolsa Família é a chamada “Ouvidoria Social”. Ela é o órgão governamental administrado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e que é responsável por receber as manifestações, sugestões, reclamações, denúncias elogios e solicitações relacionadas às políticas, programas e ações implementadas pelo Governo.

A Ouvidoria é um direito do cidadão brasileiro e todo o seu atendimento é realizado por profissionais altamente capacitados e que são especializados em tratar este tipo de assunto, sempre zelando pela qualidade do serviço prestado e principalmente pelo sigilo e segurança das informações passadas via telefone.

ouvidoria bolsa família
A Ouvidoria do Bolsa Família é imparcial (Foto: Associação Mineira de Municípios)

Veja ainda: Ouvidoria Detran RJ: Atendimento, Telefone SAC, Marcação

Aproveite os inúmeros canais de contato oferecidos e fale já com a Ouvidoria Social, resolvendo a sua demanda de forma prática e segura junto ao governo brasileiro.

Telefone 0800 para reclamações

Esta ouvidoria pode ser contatada via telefone, o que facilita muito o processo de reclamação ou de sugestão.

Para contatá-la, basta ligar para 0800 707 2003 e selecionar a opção de número “5”. Assim, você entrará em contato com um profissional ouvidor do Ministério de Desenvolvimento Social e que poderá sanar todas as suas dúvidas ou abrir uma solicitação em seu nome.

Atendimento presencial

O Ministério de Desenvolvimento Social (M.D.S.) também oferece um serviço de atendimento presencial para os que preferirem realizar o contato ao vivo em Brasília.

Basta comparecer no seguinte endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 4º Andar na Sala 425. O CEP do endereço é 70054-906 e fica em Brasília, no Distrito Federal.

O horário de atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 18h e é completamente gratuito.

ouvidoria social
(foto: Tjmt)

Saiba mais: Ouvidoria da Atento – Como registrar reclamação, denúncia

Endereço para enviar uma carta

Outra opção de contato, cada vez menos utilizada atualmente mas ainda disponível par aos que desejarem, é o envio de cartas. As cartas devem ser enviadas para o seguinte endereço:

Ministério do Desenvolvimento Social
Esplanada dos Ministérios – Bloco A – 4º andar – Sala 425
CEP 70054-906 – Brasília/DF
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

O prazo de resposta para a solicitação varia de acordo com a entrega realizada pelos correios.

Como denunciar anonimamente

Uma das principais vantagens de realizar a sua denúncia online é a possibilidade de registrá-la de forma completamente anônima pelo site do Ministério de Desenvolvimento Social.

É simples: basta acessar o site “Fale com o MDS” e selecionar a opção “Registre Sua Manifestação”. Então você será levado para uma outra página, onde você selecionará a opção “Denúncia” e categoria “Bolsa Família”. Então, basta selecionar que a forma de identificação será “Anônima” e você precisará apenas informar o seu e-mail para receber uma resposta quando a solicitação for respondida.

Como consultar o registro

Você também pode consultar o seu registro de reclamação a qualquer momento, também pelo site do MDS. Basta acessá-lo e selecionar a opção “Consulte seu registro”. Então, basta inserir o seu número de protocolo e conferir as principais informações acerca de sua demanda!

Ouvidoria Bolsa Família – Telefone 0800 para reclamações e denúncias
Avalie essa matéria!