Ouvidoria DETRAN SP – Contato para reclamações

Confira as principais informações sobre a Ouvidoria DETRAN SP – Contato para reclamações, aplicativos e SIC:

O canal de ouvidoria foi à maneira mais fácil e efetiva que as empresas e órgãos nacionais encontraram para levar sua reclamação e principalmente sua opinião a sério.

Em 1986 em Curitiba, foi criado o primeiro canal de ouvidoria pública do país que teve como definição criar meios para junto com a Defesa dos Direitos do Cidadão controlar o abuso, erros e omissões por parte do prestador de serviço. Através desse canal é possível relatar os problemas específicos quando o consumidor não encontra a solução através do suporte e atendimento ao cliente.

Foto: Detran
Foto: Detran

Entretanto é preciso ter cautela na utilização e atenção na utilização desse canal, pois muitas pessoas confundem a ouvidoria como um SAC (Sistema de atendimento ao consumidor) ou até mesmo como um suporte para todos os tipos de problemas e casos. Embora a ouvidoria tenha por definição auxiliar e dar o devido atendimento, esse canal deve ser utilizado em último caso, em momentos onde a negociação e o sistema operacional da empresa não apresentem a devida solução.

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A ouvidoria é um passo acima do SAC. No DETRAN em SP é possível ver os exemplos citados acima, pois antes de ir para o canal direto, o site disponibiliza outros meios para esclarecer os questionamentos e dúvidas através de ícones com informações em geral, dúvidas sobre senhas, multas, licenciamento, CNH e agendamento além de canais como:

  • APPs Detran – Aplicativo para baixar no Smartphone ou Tablet;
  • Disque Detran – Atendimento telefônico de Segunda a Sábado;
  • Envio de e-mail;
  • SIC – Sistema de informação ao cidadão;

    Foto: Facebook.com/Detransp
    Foto: Facebook.com/Detransp

No portal você encontra informações e orientações sobre todos os tipos de serviços prestados além de 20 tipos de serviços disponíveis para solucionar seu problema via internet ou através do telefone 11 3322-3333 (Capitais e municípios) e 0300-101-3333 (para demais estados). E caso o seu problema não seja solucionado, o canal de ouvidoria através da Lei Estadual 10.294/99 e Decreto Estadual 44.074/99 tem como prazo 20 dias para solucionar e só então concluir o processo de atendimento.
E atenção, através deste canal é possível denunciar qualquer ato de corrupção e irregularidade no sistema DETRAN, além de práticas negligentes.  E para aqueles que têm interesse em entrar em contato através das unidades do DETRAN e não sabe a localização, no site do Detran você encontra todas as unidades da capital, interior e litoral além da possibilidade de consultar parceiros credenciados como médicos, psicólogos, despachantes, Centro de formação de condutores – CFC e desmontes.

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