Ouvidoria do Ministério da Agricultura: Telefone 0800

Conheça um pouco o funcionamento do setor da Ouvidoria do Ministério da Agricultura, para obter respostas de acordo com as suas necessidades.

As ouvidorias são parte importante na manutenção da qualidade em serviços prestados à sociedade. Seja em órgãos públicos ou privados, é a partir das considerações obtidas a partir desta instância, que os processos podem ser melhorados ou alterados, a fim de atender melhor à população.

É baseado nesse princípio que a ouvidoria do Ministério da Agricultura procura manter-se aberta ao contato com os interessados por meio de telefone, e-mail, correspondência ou formulário eletrônico.

Ouvidoria do Ministério da Agricultura

Entre as atribuições da ouvidoria estão:

– Responder ou repassar (quando necessário) todas as demandas que a ela forem encaminhadas;

– Atender cordialmente aos usuários de seus sistemas;

– Atentar-se à qualidade e velocidade das soluções encaminhadas aos usuários;

– Promover a conciliação ou mediação para resolver conflitos que envolvam membros da sociedade e órgãos públicos.

-Zelar pela participação social, a partir da promoção de atividades como conselhos, comissões e conferências entre outros artifícios, com caráter público.

Ouvidoria do Ministério da Agricultura
A resposta deverá ser feita dentro de 20 dias, prorrogáveis, mediante justificativa (Foto: Gazeta do Povo)

A ouvidoria do MAPA registra e processa alguns tipos de manifestações, conhecê-los torna o contato mais produtivo e a resposta mais rápida:

  • Reclamação: manifestação de insatisfação com a prestação de algum serviço, o indivíduo pode pedir a preservação de sua identidade caso necessário.
  • Sugestão: é um exemplo de participação social, e consiste na proposta de alteração operacional que possa de algum modo facilitar ou melhorar os processos adotados até o momento pelo órgão em questão.
  • Denúncia e Denúncia anônima: apesar de assemelhar-se à reclamação, não se trata de uma mera insatisfação, mas sim da constatação ou suspeita de infrações da lei no exercício de determinado serviço público. Atos estes que se estendem desde o abuso de poder nos cargos à corrupção. Caso o manifestante deseje, pode fazer tal denúncia de forma anônima, preservando, portanto, sua identidade e privacidade.
  • Elogio: este sim pode ser considerado o contrário da reclamação, pois caracteriza satisfação do manifestante com a prestação de um serviço, reconhecendo desta forma o funcionário público que o atendeu.
  • Solicitação de providências: já fez parte da categoria de denúncias, mas é uma solicitação feita ao Ministério, para que este cobre de uma certa empresa determinada postura baseada na lei, também há a possibilidade de resguardar a identidade.

Telefone da Ouvidoria do Ministério da Agricultura

As manifestações podem ser feitas através de ligações gratuitas para o número: 0800 704 1995, que estará disponível para atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial, exceto em feriados.

contato Ministério da Agricultura
(Foto: Ministério da Agricultura)

E-mail da Ouvidoria do Ministério da Agricultura

A quem preferir, poderá encaminhar suas manifestações para o seguinte e-mail da ouvidoria do Ministério da Agricultura: ouvidoria@agricultura.gov.br.

Existem ainda as possibilidades de encaminhar manifestações por formulário eletrônico e correspondência, todas essas detalhadas na página oficial da Ouvidoria do Ministério da Agricultura.

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