Ouvidoria Banco Central do Brasil: Reclamação

Veja abaixo como entrar em contato com a Ouvidoria Banco Central do Brasil, registrando suas reclamações, sugestões, elogios e outras situações.

O Banco Central do Brasil é uma autarquia brasileira, responsável pela emissão de moeda no país e do controle dos demais serviços realizados por instituições financeiras. Sua criação era bastante esperada, mas só foi concretizada no ano de 1965, após a lei de número 4.595 entrar em vigor.

Saiba mais sobre o assunto e veja como entrar em contato!

Ouvidoria Banco Central do Brasil – Reclamação

ouvidoria banco central do brasil
Nos totens da Ouvidoria existem formulários e urnas próprias para o registro de manifestações dos cidadãos (Foto: Zero Hora)

Antes disso, existiam os seguintes processos, na tentativa de construir padrões financeiros:

  • 1694 – criação da Casa da Moeda;
  • 1808 – criação do Banco do Brasil, atuando como banco comercial e central, realizando depósitos, descontos, emissões, venda de produtos e contratos reais;
  • 1945 – criação da Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc) fixando os percentuais e taxas de juros, supervisionando os bancos privados, orientando as políticas de câmbio e representando o Brasil nos assuntos financeiros internacionais;

O Banco Central virou o “banco dos bancos”, sendo o norteador dos demais. Vejamos abaixo como entrar em contato com a Ouvidoria.

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Como falar com a Ouvidoria do Banco Central do Brasil

contatos banco centrado do brasil
(Foto: Yahoo)

É possível falar com a Ouvidoria do Banco Central do Brasil através de diversas opções, podendo o cliente escolher aquela que seja mais viável no momento. São elas:

  • Pela internet;
  • Por telefone;
  • Por correspondência;
  • Presencialmente em uma das regionais.

Vejamos abaixo os contatos do Banco Central do Brasil através de cada um dos meios citados.

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Contatos da Ouvidoria do Banco Central

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(Foto: O Sul)

Os contatos da Ouvidoria do Banco Central são os seguintes:

  • Internet: existe um link para cada tipo de serviço, onde para realizar o registro é necessário adicionar o número do CPF ou CNPJ. Lembrando que o registro deve ser feito no serviço específico, que são:
    • Sugestão;
    • Reclamação;
    • Elogio;
    • Denúncia contra servidor.
  • Telefone: o atendimento ocorre de Segunda a Sexta, nos horários das 8h às 20h (horário de Brasília). Basta ligar para o número 145, sendo cobrado o valor de uma ligação local;
  • Correspondência: é possível encaminhar cartas para o seguinte endereço: Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B 3º andar, Edifício Sede do Banco Central, 70074-900 – Brasília – DF.
  • Presencialmente: o atendimento presencial é feito diretamente em uma das regionais da autarquia. Para encontrar a mais próxima da sua residência acessar o site do Banco Central e conferir a lista de endereços.

Pronto, agora ficou fácil fazer uma reclamação na Ouvidoria do Banco Central do Brasil quando necessário.

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